sábado, 31 de março de 2007

A inveja mata (Gn. 4)

Do primeiro nascimento gerado por uma mulher (imagine o susto!) nasce Caim. Em seguida, outro varão: Abel.

Caim e Abel: Os dois prmeiros irmãos da humanidade - devem ter vivido em muita harmonia, não? Grande engano!

Após a primeira manifestação de adoração à Deus, o Senhor diz à Caim: "Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo." (Gn. 4.7)

Assim Deus apresentou à Caim o desafio de tomar sua própria decisão. Infelizmente por inveja do irmão, ele optou pela pior decisão possível!

Mas por que Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim? Certamente o motivo não foi a oferta dada em si, e sim a atitude do coração do ofertante. Deus se agrada de um coração puro!

Assim como aconteceu com os seus pais, Caim também teve que pagar as consequências do seu erro.

Se você assim com eu se pergunta quem foi a famosa esposa de Caim, leia este texto bastante interessante.

Esse capítulo de Gênesis faz um paralelo interessante sobre a necessidade do derramamento de sangue para a remissão dos pecados, e como o precioso sangue de Jesus - o sacrifício perfeito! - nos torna justos diante de Deus.

Oro: Pai querido, que o meu coração seja puro como o de Abel para que o Senhor se alegre de mim! Bem aventurados os puros de coração, pois eleves verão à Deus!

Versículo:
"Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo." (Gn. 4.7)

Leia este trecho aqui

A Casa Caiu (Gn. 3)



Neste capítulo, acontece a maior das tragédias!

Provavelmente muito pouco tempo após a criação da mulher, o homem cai na tentação e ultrapassa o limite permitido.

Por que uma árvore de teste? Por que expôr o homem à tamanha tentação?

Isso prova que Deus não nos força à servi-lO. Eu e você temos o poder de escolha, o tão famoso livre-arbítrio que faz de nós seres capazes de tomar decisões e nos responsabilizarmos por elas.
Caso contrário, seríamos meras marionetes no teatrinho de Deus.

Utilizando seu poder de decisão da pior forma, o homem cai e a sua ruína começa. Eles não resistiram à tentação por muito tempo (visto que ainda não tinham filhos mesmo após terem recebido a ordem do Senhor de crescer e multiplicar).

"Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão."
(Gn. 3.3)
Que morte era essa à que Deus se referia? Certamente não foi instantânea...

Após o ato de desobediência, o homem conhece a palavra "pecado" e a sua consequência: a morte espiritual - o afastamento de Deus - e tempos depois a morte física. Percebe-se que desde o início o homem se deixou tomar pela cobiça e pelo desejo de poder!

Deus poderia ter posto um fim no que existe hoje naquele exato momento, mas Ele não voltou atrás no Seu propósito. Graças à Sua grande misericórdia é que hoje estamos aqui. E neste mesmo capítulo Ele já nos dá o primeiro indício de seu plano de salvação e redenção da humanidade (Gn. 3.15)

Como lição, vemos que todo pecado tem uma consequência e todos nós carregamos o peso deste ato desde o nosso nascimento... até o momento em que Jesus entra em nossa vida!

Oro: Muito obrigada Senhor, por ter nos enviado Jesus para nos redimir dos nosso pecados! Afinal, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus!

Versículo: "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gn. 3.15)

Leia este trecho aqui

sexta-feira, 30 de março de 2007

O Paraíso fica completo! (Gn. 2)


De todas as maravilhas criadas por Deus, certamente Ele colocou o homem no mais lindo lugar existente: O Jardim do Éden! Rios límpidos, árvores frutíferas, os mais belos animais... ainda assim, algo estava faltando para deixar o paraíso perfeito!

"Não é bom que o homem esteja só!" - concluiu o próprio Deus. Grande verdade! Quem gosta de viver sozinho? O amor de Deus nos preenche, mas mesmo assim, o exemplo de Adão nos mostra que o homem precisa de comunhão... o homem e a mulher se completam! Adão nomeou todos os animais - provavelmente na esperança de encontrar um que o correspondesse. Vendo que todos os animais estavam em pares para poderem procriar, Adão sente falta de alguém para partilhar a sua própria vida.

É neste ponto que Deus se enche da mais divina inspiração (!) e cria a mulher, a auxiliadora.

De forma alguma o termo auxiliadora é inferior ào papel do homem. O próprio Deus é caracterizado pela palavra "auxílio" para demonstrar o seu poder (Sl 30.10 - 33.20 - 38.20 - 63.7 - só para colocar alguns exemplos...)

Assim como a mulher dependeu da costela do homem para vir à existência, todos os seres hoje dependem da mulher para nascer...!

Adão e Eva... um par perfeito (até este capítulo da história!)

Oro: Deus, que além de enxergar meu esposo como um "marido", eu o veja como meu amigo, como alguém que me completa. Que eu seja a auxiliadora que o Senhor deseja que eu seja!

Versículo: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda." (Gn. 2.18)

Leia este trecho aqui

Localização do Édem:

quarta-feira, 28 de março de 2007

Deus é um Artista! (Gn. 1)

Olhando para a criação do Senhor: a terra, o mar (imagine que límpido que ele era!), as árvores frutíferas e as mais belas e perfumadas flores, as estrelas sem fim enfeitando o nosso céu, os mais diversos tipos de animais (quanta criatividade!) e a maior das criações: O HOMEM E A MULHER.

Fomos criados à imagem e semelhança do próprio Senhor Deus! Isso vai muito além do aspecto físico... eu e você possuimos o Espírito Santo de Deus em nós!

Certamente em cada pessoa existe alguma qualidade que a destaca como "semelhante à Deus": O amor, a ternura, a alegria contagiante, a perseverança, o espírito doador...

Gênesis 1 também sempre levanta a questão: "No relato da criação, seriam dias de 24 horas?" Eu me pergunto: Que importância tem isso?
Se foi mesmo em 24 horas, tudo bem - Deus é plena e suficientemente poderoso para tal feito.
Se cada dia durou séculos ou milênios está tudo ótimo! Afinal para Deus um dia não é como mil anos? (II Pedro 3.8) Deus é Deus, independentemente da resposta à essa pergunta!

... ou sua vida vai mudar depois de descobrir a "perturbante" resposta à pergunta se Adão tinha umbigo ou não??


Oro: Me ajude Senhor, à ver o melhor que o Senhor deu a cada pessoa que me cerca! Que as qualidades estejam muito mais diante de meus olhos e que sobreponham os defeitos humanos!

Leia também:
Big-Bang - Houve uma grande explosão?
Versículo Chave: "E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado MUITO BOM." (Gn. 1.31)
Leia este trecho aqui

Gênesis - A origem

Por que ler esse livro?

Se você é como a maioria das pessoas, talvez já se tenha preocupado com as profundas questões da vida. Por que estamos aqui? Qual o significado da vida? Gênesis o leva ao início das eras para encontrar as respostas. Esse livro fala sobre muitos começos: as primeiras plantas e os primeiros animais; o primeiro homem e a primeira mulher; o primeiro pecado; o primeiro anúncio da salvação de Deus. Mostra também a maneira de Deus tratar com Noé, com Abraão e com muitos outros, demonstrando o desejo de ter comunhão com o seu povo.

Quem escreveu o livro e quando?

Talvez Moisés o tenha escrito por volta do ano 1440 a. C. Mas, não sendo testemunha ocular da criação, dependeu da revelação divina e talvez de antigos relatos escritos e orais.

O livro abrange que período da história?

Desde a época da criação (data sobre a qual podemos apenas especular) até o dia em que Israel chegou ao Egito e se tornou nação (cerca de 1800 a. C.)

Por que foi escrito?

Para mostrar que, quando Deus criou o mundo, este era bom. Mas Gênesis diz que, quando o pecado entrou no mundo, corrompeu a criação e levou Deus a iniciar seu plano de salvação. Gênesis é a estrutura sobre a qual repousa o restante da Bíblia.

Para quem foi escrito?

Como o livro declara que em Abraão serão benditas todas as famílias da terra (12.3), é razoável concluir que todos os povos podem beneficiar-se do relato acerca desse patriarca e de seus descendentes.

O que se deve buscar em Gênesis:

Note-se o realce que o livro de Gênesis confere à relação entre Deus e a humanidade - interrompida no jardim e restaurada por sacrifícios e encontros com Deus. Por meio de relatos históricos, Gênesis ilustra os ciclos de pecado e de arrependimento.

Fonte: Bíblia de Estudo Vida

Começa minha jornada!!

Acompanhe comigo o dia a dia dessa aventura emocionante que é ler e estudar a Palavra de Deus!
Dois anos passam rápido demais...!!
Aproveite-os crescendo espiritualmente e alimentando a sua alma!!

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos." Sl. 119.105

Também postarei aqui minhas pesquisas sobre assuntos que possam gerar dúvidas...
Caso queira, poste seus comentários também e participe!
Agora, mãos à OBRA! A obra mais grandiosa que possa existir!

Fique na paz de Cristo!

terça-feira, 27 de março de 2007

Estudo Bíblico com Significado

Há alguns anos, um grupo de seminaristas recebeu a incumbência de preparar e pregar um sermão sobre a parábola do bom samaritano. (Nessa parábola, Jesus condena líderes religiosos por não ajudarem um homem ferido à beira da estrada.)

Na data marcada para cada seminarista, quando ele ia para a sala de aula pregar seu sermão, alguém se fingindo de "pessoa necessitada" tentava pará-lo e lhe pedia ajuda. Nenhum deles parou. Nenhum deles ajudou. Afinal, eles tinham de pregar um sermão!

Algo de errado aconteceu com o estudo bíblico deles. Cada aluno aprendeu os fatos. Aprendeu o significado. Preparou-se para comunicar de forma clara o que havia aprendido. A Escritura penetrou seus olhos, agitou suas mentes e saiu de suas bocas. Mas não penetrou em seu coração.


O estudo da Bíblia é uma atividade intelectual, mas, no fim das contas, todo o conhecimento da Bíblia não vale nada, a não ser que ele seja aplicado. Por isso, nossa motivação é tão importante. Nós precisamos fazer nosso estudo pessoal da Bíblia com a atitude de que Deus mesmo está falando conosco. E nosso propósito tem que ser: Fala, pois o teu servo está escutando (I Samuel 3.10).

segunda-feira, 26 de março de 2007

Uma palavrinha...

Este blog tem o objetivo de ser um diário virtual sobre minha leitura bíblica.
Quantas e quantas vezes eu já comecei a ler a Bíblia com a intenção de terminá-la em um ano e por fim acabei me frustrando!

"No princípio criou Deus os céus e a Terra."
Quantas pessoas iguais à mim já leram essa frase com a melhor das intenções e acabaram decepcionadas consigo mesmas?

As vezes eu paro pra pensar em quanto tempo eu gasto com meu trabalho, meu lazer, minha casa... e em compensação, deixo a desejar nesse quesito cristão de ler a Palavra de Deus. Deixo pra trás um dos maiores privilégios que uma pessoa pode possuir na vida!

"Conhecendo as Escrituras chegamos à conhecer o Deus que nos redimiu e nos presenteou com a dádiva de suas próprias Palavras!" Carolyn Nystrom

Mas a situação está prestes à mudar!
Não vou prometer ler em um ano, porque sei que vou me decepcionar se eu não conseguir.
Minha meta vai ser 2 anos (tenho que ser realista e sincera comigo mesma!). Mesmo assim, vou ler um trechinho (nem que seja um capítulo) por dia e fazer uma reflexão.
Aqui não vou analisar fatos de forma teológica, mas postar o que Deus colocar no meu coração.

À princípio tenho esse blog pra me ajudar à pensar, a organizar meus pensamentos e reflexões.
Tenho também a intenção de ajudar à incentivar as pessoas à ler e refletir sobre a Palavra de Deus. Se você deu um clique sem querer e veio parar aqui, aproveite! Se você quiser colocar algum comentário, terei o prazer e a alegria de lê-lo e responder.

Acima de tudo, quero honrar o Senhor! Essa promessa de leitura vai ser cumprida sim, em nome de Jesus!

Antes de começar minha empreitada, estou pesquisando textos sobre "A BÍBLIA" e colocando os links nos meus favoritos.

Para quem não acredita na veracidade da Bíblia como a Palavra de Deus eu somente te digo: LEIA! Leia com o coração aberto e atento! Lembre-se que você não precisa crer à princípio. Pode até encará-la como um livro de auto-ajuda (eu diria ALTO AJUDA), um manual para a vida.


Se quiser ver a Bíblia como uma filosofia de vida, veja!

Mas embarque comigo nessa!

A medida que eu for lendo a Palavra, irei postar nas "Perguntas e Respostas" os assuntos que geram mais dúvidas...

Vamos começar então? Que Deus nos ilumine nessa jornada...
Com certeza não seremos mais os mesmos ao término dela...!!

domingo, 25 de março de 2007

Por que ler a Bíblia?

» Porque por meio Dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que Ele exige de nós e o que Ele nos promete: 2 Timóteo 3.16; João 5.39; 2 Pedro 1.4.

» Porque Nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3.16 e 20.30-31

» Porque Nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mateus 5.43-48; 1 Coríntios 13; Romanos 12.9-21

» Porque Nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14

» Porque Suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmos 103

» Porque Nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no Lar: Efésios

Lendo a Bíblia uma vez por ano...

Textinho que li em um site e que achei muito interessante... para nós que nos dizemos cristãos e que cremos no conteúdo da Bíblia como a Palavra do Altíssimo...
Pare para pensar um pouquinho: A que você tem dado preferência?

-------------------------------------------------------
Todas as pessoas deveriam ter o hábito salutar de ler a Bíblia inteira todos os anos.

E não é difícil. Basta que se leia vinte e três capítulos por semana: três em cada dia da semana e cinco no domingo.

Um capítulo de novela de televisão gasta em média, quarenta minutos, incluindo os comerciais. Seis capítulos de novela por semana somam quatro horas. Multiplicando quatro por cinqüenta e duas semanas do ano, temos duzentas e oito horas.

Com esse tempo, uma pessoa que leia razoavelmente poderia ler a Bíblia inteira duas vezes por ano. Quantas pessoas se desculpam dizendo que não tem tempo de ler a Bíblia, mas têm tempo para ver novelas! Basta fazer uma troca. A leitura da Bíblia é infinitamente mais importante!

sexta-feira, 23 de março de 2007

Curiosidades sobre a Bíblia


  • Escrita à 1600 anos atrás;

  • Escrita por mais de 40 autores;

  • Contém 66 livros
Dividida em:

Velho Testamento

- Pentateuco 5 livros
- Livros Históricos 12 livros
- Livros Poéticos 5 livros
- Profetas Maiores 5 livros
- Profetas Menores 12 livros
- Total 39 livros



- Possui 929 capítulos
- 29.314 versículos
- 30 autores
- Escrito em hebraico
- Verso central — II Cron. 20:8
- Capítulo central — Jó 2
- Livro Central — Provérbios
- Verso menor - Êx. 20:13
- Verso maior — Ester 8:9
- Mensagem Central: JESUS VIRÁ

Novo Testamento
- Biográficos 4 livros
- Histórico 1 livro
- Epístolas de Paulo 13 livros
- Epístolas Gerais 8 livros
- Profético 1 livro
- Total 27 livros


- Possui 260 capítulos
- 7.559 versículos
- 9 autores
- Escrito em grego
- Verso central — Atos 17:17
- Capitulo central Rom. 13
- Livro central — II Tess.
- Verso menor — João 11:35
- Verso maior — Apoc. 20:4
- Mensagem Central: JESUS JÁ VEIO

O seu conteúdo:

- A mente de Deus;
- O estado espiritual do homem;
- O caminho da salvação;
- A condenação dos pecadores;
- A felicidade dos crentes;
- Alimento para sustentar;
- Doutrinas santas;
- Preceitos obrigatórios;
- Histórias verídicas;
- Decisões imutáveis;
- Luz para dirigir;
- Conforto para alegrar.