domingo, 24 de junho de 2007

Segunda ida ao Egito (Gn. 43)

Algum tempo se passou desde a primeira ida até o Egito. Os alimentos que compraram já estavam no fim. Neste capítulo vemos que Jacó tenta convencer seu pai à permitir que levem seu irmão mais novo Benjamim quando voltarem ao Egito, pois se não o levarem, não seriam nem mesmo recebidos e não poderiam comprar mantimentos.

Após muita insistência e para sua imensa tristeza, Jacó não pôde mais adiar a sua decisão. Ou ele permite que o seu filho Benjamim vá para o Egito e arrisque sua vida, ou então todos os seus filhos morreriam de fome.

Chegando ao Egito, foram direto procurar José - que os ofereceu um jantar em sua casa. Com medo, os irmãos trataram logo de se explicar pelo sumiço do dinheiro anterior e certamente tem uma surpresa ao ouvir a resposta do administrador da casa que lhes disse que o Deus Todo-Poderoso é quem havia lhes dado o tesouro que haviam na bagagem!

Os irmãos de José, que naquele momento estavam repletos de medo do que poderia lhes acontecer, não faziam idéia de que o homem poderoso que estava em sua frente era seu próprio irmão, e que o Egito seria por muitos anos a terra na qual viveriam e formariam uma grande e poderosa nação.

Você sabia que é possível haver um tesouro escondido dentro do seu temor de hoje? Será que você consegue perceber?

segunda-feira, 4 de junho de 2007

O grande reencontro (Gn. 42)

Neste capítulo vemos o primeiro encontro de José com seus irmãos após haver passado-se no mínimo vinte anos que o jogaram em um poço e o venderam como escravo. Quem diria! Literalmente um encontro somente de José com seus irmãos, porque estes não o reconhecem, visto que eles já tinha 40 anos e agora possuia uma nova identidade egípcia. Logo no início lemos a partida de seus irmãos em direção ao Egito como forma de escapar da grande fome que assolava a humanidade. Jacó demonstra novamente seu favoritismo - dessa vez por Benjamim - por crer que este era o seu único filho ainda vivo gerado por sua amada esposa Raquel.

Ao ver seus irmãos diante dele, José deve ter sofrido uma infinidade de emoções contraditórias! Os sonhos que tivera anos antes, o mal que lhe fizeram, o plano do Senhor se cumprindo, desejo de vingança... afinal, a situação se transformou e o destino de seus irmãos está em suas mãos!

No versículo 6, vemos a revelação do sonho de José se cumprindo. Ao dirigir-se à José como "teus servos" (versículo 10), os irmãos confirmam com suas próprias palavras o cumprimento do sonho profético.

José reconhece seus irmãos, porém faz de conta que não os conhecia e os trata com voz dura e ríspida. Com o desenrolar da história, podemos perceber que a real intenção de José era ajudar seus irmãos a pensar sobre a forma como agiram no passado e certificar-se de que agora havia um amor fraternal que não existia antes.

Após esses 20 anos passados, podemos notar aqui pessoas diferentes, totalmente vulneráveis e com um grande sentimento de culpa. É a colheita de sua semeadura.

Durante muito tempo ele deve ter se questionado o por quê de tantas adversidades terem acontecido em sua vida. Agora, enquanto seus irmão questionam o seu próprio futuro, José percebe que o Senhor o colocou naquela posição para que pudesse salvar sua família. No versículo 24, José retira-se e chora. Coloca em ordem seus pensamentos e ordena que seus 9 irmãos voltem para casa e tragam Benjamim, seu irmão mais novo. Benjamim foi um instrumento para induzir o arrependimento no coração de seus irmãos.

? Em que ocasião você colheu as consequências dos seus atos? O medo já o aproximou de Deus alguma vez? O que foi tirado de bom desse seu medo?

O que você está plantando HOJE? Lembre-se que a semeadura de hoje é a colheita de amanhã!!


Leia este trecho aqui

sábado, 2 de junho de 2007

Maravilhosa Oportunidade

Você é aquilo em que você pensa o dia todo. Robert Schuller

S e você está à procura de uma excelente oportunidade, eis aqui um claro, simples e indiscutível fator a considerar: não existe limite no número de pessoas sobre as quais você pode exercer um forte e positivo impacto.

Não importa quem você seja, qual a sua profissão, o que lhe acontece agora ou lhe aconteceu no passado. A verdade é que existe um número imenso de maneiras, as mais variadas possíveis, mediante as quais você será capaz de produzir uma diferença real na vida das pessoas. Quanto mais valor você criar no mundo ao seu redor, mais valores, belas emoções e riquezas você irá experimentar na sua vida. Essa é a base para a verdadeira e duradoura oportunidade. O mais importante é que ela está à sua disposição neste exato momento.

As melhores oportunidades – contrariando a crença popular – não consistem em se estar no lugar correto e com o contato certo, e sim – tendo o coração aberto e submisso a Deus - estar pronto a firmar o compromisso de criar valores positivos onde quer que você esteja, e aonde quer que vá.

Para Meditação:

Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los. Provérbios 20:5