terça-feira, 24 de abril de 2007

Fé versus a Incredulidade (Gn. 20)

O acontecimento deste capítulo parece uma repetição do que já havia acontecido antes no capítulo 12. É surpreendente o fato de vermos Abraão cometendo novamente a mesma atitude, mesmo após a aliança firmada entre ele e Deus, a mudança significativa de nome e até mesmo após a visita do próprio Deus na sua tenda.

A primeira pergunta que faço ao ler este capítulo é: Por que um rei escolheria Sara - uma mulher de idade avançada - para ser sua esposa?

Primeiramente, o fato de um rei possuir várias esposas e concubinas antigamente era visto como uma demonstração de poder e riqueza. Porém um "casamento" também era uma forma de se fazer negócios e firmar tratados entre duas partes. Talvez neste caso, Abimeleque tivesse a intenção de firmar algum acordo e fazer alguma cortesia com Abraão ao tomar a sua suposta "irmã" idosa como esposa.

O que vemos a seguir é que mais uma vez, um homem não-judeu se mostrou mais honesto do que Abraão. O rei argumenta com Deus em sonho que fez tal ato por inocência e omissão tanto de Abraão quanto de Sara. Vemos então que o Senhor reconhece a sinceridade de Abimeleque.

Este então recebe a instrução de pedir à Abraão que interceda em favor dele. Aliás, esta é a primeira vez que a Bíblia menciona a palavra "profeta". Talvez tal termo quisesse deixar claro nesta passagem que o nível de relacionamento entre Abraão e o Senhor era tão íntimo que permitia Abraão interceder em favor das pessoas - a exemplo do que ele já havia feito pelos habitantes de Sodoma e Gomorra.

Mesmo com toda a covardia e falta de confiança na proteção divina, ele ora à Deus em favor do rei e o Senhor nos mostra que o Seu amor é incondicional e independe da bondade ou do mérito das pessoas.

Tenha fé!!
Em suma, vemos que tal mentira foi gerada porque Abraão teve medo do que os homens incrédulos pudessem fazer contra ele e por essa mentira, ele se complicou ainda mais. Ele estava com medo dos estrangeiros porque eles não conheciam à Deus, mas esqueceu-se que DEUS os conhecia!

Independente de onde estivermos, DEUS também se faz presente! Onde você se encontra hoje? Saiba que aí, onde você está... Deus está sempre contigo! Você já falou com Ele hoje?

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: