domingo, 15 de abril de 2007

A separação familiar (Gn. 13)

Neste capítulo, a história continua nos narrando a jornada de Abraão em cumprimento ao chamado de Deus.

Ambos possuíam muito gado, de forma que era impossível conviverem entre si para poder alimentar os animais. Então, após constantes contendas entre os funcionários de Abrão e Ló, é hora de tomar uma importante decisão: separar-se.

Seguindo os costumes da época, Abrão, sendo mais velho que Ló, tinha o direito de escolher primeiro onde preferiria morar. Porém Abrão age de outra maneira: talvez a sua humilhante experiência no Egito (que comentamos no capítulo anterior) tenha ajudado Abrão à confiar no propósito que Deus tinha de cuidar dele.

Sendo generoso e demonstrando a sua confiança em Deus, Abrão dá o direito de escolha ao seu sobrinho Ló. Como faria qualquer criança ao escolher a maior parte de um bolo, Ló pega para si as terras que lhe pareciam mais atraentes no momento - as melhores terras para os rebanhos. Mais tarde a sua escolha se mostrará muito perigosa para ele e sua família. Não podemos mensurar a amplitude do pecado de Sodoma, porém sabemos que era algo fora do comum. Veremos mais detalhadamente sobre esta cidade uns capítulos mais adiante.

Contudo Abrão, confiando na promessa que Deus lhe fizera de que toda aquela terra (inclusive a escolhida por Ló) lhe seria dada por herança, parte para o outro lado. Assim vemos que ele aprendeu que ele não é o responsável para o cumprimento da promessa de Deus. O Senhor não precisa de uma "forcinha" ou um "empurrãozinho" para fazer cumprir a Sua vontade.

Apesar das aparências mostrarem o contrário, Abrão fez a melhor escolha que podia. Logo após a saída de Ló, Deus renovou a promessa de lhe dar toda aquela terra como herança!

E quais são as suas próprias necessidades de hoje? Será que você também consegue entregá-las a Deus e confiar que Ele cuidará de tudo?

Oro: Senhor Deus meu... Te peço que nos momentos em que tudo estiver ocorrendo de forma diferente da minha vontade, eu possa dirigir meus olhos a Ti na certeza de que o Senhor está por trás de todas as coisas e que tudo coopera para o bem daqueles que Te amam. Que meu coração saiba entregar, confiar e se acalmar nos Teus braços. Em nome de Jesus! Amém.

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: