quarta-feira, 18 de abril de 2007

Semelhante à Cristo (Gn. 14)

Neste capítulo bíblico, vemos 3 situações diferentes, e uma delas narra o encontro entre Abrão e Melquisedeque - homem citado no Novo Testamento como "semelhante à Cristo" (Hebreus 7)

Logo no início, este capítulo nos mostra a batalha dos quatro reis contra outros cinco. A Bíblia nos narra tal conflito de forma bem detalhada - como em um relato histórico.
Os despojos de Sodoma e Gomorra foram levados, e seus moradores foram levados cativos - assim como Ló e sua família, que ali morava.

Assim que Abrão ficou sabendo de tal ato, ele uniu um exército de 318 homens para pelejar em favor da libertação de seu sobrinho. Não consigo deixar de cogitar a idéia de um exército celestial pelejando junto com Abrão, assim como futuramente leremos na história de Gideão.

Após a vitória da peleja, Abrão encontra-se com o "Sacerdote do Altíssimo" - Melquisedeque, Rei de Salém - uma das figuras mais misteriosas da Bíblia. Sabemos muito pouco ao seu respeito, mas o autor do livro de Hebreus o utilizou como parábola de Cristo. Talvez ilustre que, mesmo em um mundo pagão, Deus pode falar a corações sinceros. Seu nome significa "rei de justiça".

Após a benção de Melquisedeque sobre Abrão, temos a primeira menção de dízimo na Bíblia. Foi uma forma de Abrão demonstrar todo o seu agradecimento à Deus por sua vitória e pelo livramento de seu sobrinho Ló. Como um gesto de gratidão, ele se sente compelido à dar o dízimo dos espojos aos representante do Deus Altíssimo.

Após ser abençoado por Melquisedeque, é a vez do rei de Sodoma. Ele lhe oferece bens em troca das pessoas cativas. Abrão - demonstrando uma atitude de quem vive e anda pela fé no Senhor - recusa receber qualquer coisa para si. Com esta atitude, Abrão verdadeiramente nos mostrou o que é ter uma fé viva no Senhor Deus!

Oro: Deus, quando lemos sobre as situações vividas pelos patriarcas e a maneira como eles reagiram, vemos que também podemos proceder de tal modo e agradar o teu coração. Não é um caminho fácil, é estreito. Muitos deixam-se seduzir-se pelas riquezas do mundo e esquecem do tesouro dos céus! Que meu coração esteja sempre inclinado ao teu reino e ao Senhor! Prefiro perder o mundo e ganhar a vida eterna!

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: