sexta-feira, 13 de abril de 2007

A Torre que gerou tantos cursos de idiomas... (Gn. 11)

Logo no início do capítulo 11 lemos a harmonia que havia quando todos falavam uma só língua... imagine que ninguém nunca havia visto nenhuma propaganda sobre "Fale inglês em 30 dias" ou coisas afins... ..

Mas a situação estava prestes a mudar quando alguns homens decidiram criar uma alta torre. Um dos motivos seria tornar célebre o seu nome - deixar um marco na história! Desde aquele tempo os homens já buscavam a fama... (alguma semelhança com hoje em dia?)

Outro motivo foi o fato de não serem dispersos sobre a terra - talvez um medo gerado pelo dilúvio tivesse os encorajado à buscar uma forma de segurança. Interessante notar que justamente aquilo que as pessoas querem evitar é o que acontece com elas: elas são espalhadas pelo mundo inteiro (versículo 9)

O desejo de poder toma conta do ser humano e faz de Babel um referencial de um protesto da humanidade, querendo se tornar cada vez mais independente de Deus.

Talvez você também não tenha entendido bem ao certo o que Deus quis dizer quando fala: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer..." (versículos 5-6). Certamente isso era um grande problema não para Deus, que talvez pudesse se sentir "ameaçado", mas para os próprios seres humanos. Deus intervém (versículo 7) para proteger os seres humanos do resultado do orgulho deles. Deus presta um favor para a humanidade quando confunde a língua e espalha o povo pela terra. Dessa forma, separa-os e faz com que mais uma vez o povo reconheça o quanto precisa dele. Ele é um Deus que ama tanto a ponto de não permitir que as pessoas se desgarrem do seu amor para encontrar a própria destruição.

Sentiu algum paralelo com a sua vida? Já aconteceu de Deus revelar o quanto Ele ama você introduzindo alguma coisa em sua vida para mostrar que você precisa e depende dEle?

No finalzinho desse capítulo temos uma breve introdução sobre o patriarca Abraão - mas isso será assunto para amanhã! Até lá!

Oro: Deus querido, obrigada por estar sempre cuidando de mim; mesmo quando as circunstâncias parecem estar provando o contrário, sei que Tu estás no controle da minha vida! Que eu possa te louvar na alegria e na tristeza, sabendo que ali Tu estás!

Leia este trecho aqui

Leia também:
Existe alguma referência na antiga literatura mesopotâmica sobre o que ocorreu à Torre de Babel?

Nenhum comentário: