sábado, 21 de abril de 2007

Uma linhagem real incluindo o Rei dos Reis Jesus Cristo! (Gn. 17)

No capítulo 15 nos versículos 18 a 21, lemos que o Senhor Deus Todo Poderoso (El-Shaddai) já havia feito uma aliança com Abrão. Agora, Deus repete essa aliança e dá a circuncisão* como sinal para mostrar que a aliança será para sempre.

Logo no início deste capítulo, o Senhor pede à Abrão que creia, confie, ande na Sua presença e seja perfeito. Como um sinal, todos os escolhidos e suas futuras gerações deveriam ser selados através da circuncisão*, um por um.

Deus então começa a mostrar à Abrão qual seria a Sua parte nesta aliança: ele o faria pai de muitas nações e que até mesmo reis sairiam de sua linhagem! Sabe quem foi o maior rei que veio desta descendência? Isso mesmo, o REI JESUS CRISTO!!

Além disso, o Senhor muda o nome de Abrão (que significava pai exaltado) para Abraão (pai de muitos). Na antiga cultura hebraica, um nome tinha uma grande importância e distinguia o status de alguém. Muitas vezes o nome mudava dependendo das circunstâncias que a pessoa vivia no momento. Neste caso, a mudança de nome para "Abraão" renovou e fortaleceu a promessa de Deus!

Tal promessa também se estendeu a sua esposa, Sarai, que teve o nome mudado para Sara (que significa "Princesa"). Tal mudança significa um grande marco, pois de uma mulher de 90 anos nasceria um filho. Ao ouvir isso, Abraão riu - talvez demonstrando uma certa incredulidade.

Se o "pai da fé" se deu ao "luxo" de duvidar do Senhor, você também não tem feito algo semelhante? Porém acaso há alguma coisa impossível para Deus?

Leia este trecho aqui

Leia também: Por que Deus ordenou a circuncisão?

------------------------------------------------------------------

*Circuncisão: Cerimônia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, como sinal da aliança que Deus fez com o povo de Israel. A circuncisão também era praticada por outros povos antigos como rito de passagem para a adolescência ou para o matrimônio. Em algumas passagens a circuncisão quer dizer uma nova natureza, que é livre do poder da natureza pecadora e é obediente à Deus (Romanos 2.29; Filipenses 3.3; Colossenses 2.11)
Fonte: Bíblia de Estudo NTLH

Nenhum comentário: