sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dando uma "mãozinha" para Deus (Gn. 16)

Com a promessa de Deus feita à Abrão na passagem anterior, imaginem só a empolgação dele em ver logo o seu sonho realizado? Porém Sarai - sua esposa - não podia ter filhos, o que parecia impossível o cumprimento da promessa que Deus tinha feito. E agora?

Segundo os costumes da época, o principal objetivo do matrimônio era a geração de filhos. Caso a esposa fosse estéril (o que era visto como um "castigo" de Deus), ela teria que dar ao seu marido uma das suas servas para que o nome da família tivesse continuidade. Então, Sarai teve a "brilhante" idéia de cumprir o seu dever seguindo os costumes da época (com o consentimento de Abrão!).

Quando o filho prometido demora a vir, eles decidem dar uma "mãozinha" para Deus e resolver o problema por conta própria.

Porém os problemas resultantes dessa decisão não demoram a acontecer... Agar percebe que estava fazendo por seu senhor o que a esposa não podia fazer e sentiu-se superior a Sarai - gerando um grande desprezo entre ambas. Neste momento o casamento de Abrão e Sarai oscila entre sentimentos de culpa e ciúmes...

Quanta coisa mais pode acontecer quando decidimos agir por conta própria?

Sarai então, humilha tanto Agar que esta resolve fugir para o deserto. Lá um anjo representante de Deus lhe faz uma pergunta um tanto desconcertante: "De onde você vem e para onde está indo?". O anjo então lhe pede para voltar e lhe faz uma promessa muito semelhante à feita à Abrão. Mas você pode se perguntar: jumento selvagem? Isso lá é elogio? A qualidade "selvagem", no sentido de ser forte e livre, era característica muito admirada naquela cultura. Como um jumento selvagem no deserto, Ismael (que em hebraico, significa "Deus escuta") estaria constantemente correndo, repelindo todos que procurassem aproximar-se... Eu também conheço alguns jumentos por aí... :-)
No fim do capítulo, nasce o bebê!

Essa história nos mostra que mesmo que Deus se mostre ausente ou silencioso com relação à alguma promessa feita para você, Ele ainda assim está nos ouvindo e vendo! Hoje Ele te lembra que você pode confiar na Sua palavra e esperar que a promessa se cumpra!

Ele conhece todos os nossos problemas, ouve os nossos clamores e sabe da nossa dificuldade de espera. Mesmo assim, Ele nos pede que esperemos com paciência, porque fará cumprir o que prometeu!

O que você está esperando hoje? Como você tem se saído nessa espera?

Leia este trecho aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro post deste blog que eu li... estou adorando isso! Sempre tive dificuldade para ler a bíblia por não entender e também não gostar de fazer isso sozinha! Agora posso ler com você! Aliás, quem sois?! Afinal, não tem nada dizendo no site quem é você. Mas, partindo do princípio que devemos ser "a voz que clama no deserto" para que Deus "cresça e nós diminuamos", então, chamo-te de Blog! (risos) De qq forma, agradeço (em nome de todos aqueles que não lêem bíblia por um motivo ou outro, mas agora estão lendo assiduamente) pela sua iniciativa!!! \o/ Deus abençoe grandemente!!! =)))

Cris disse...

Olá Lucy!
Tudo bem contigo?
Muitíssimo obrigada pelo teu recado! Com certeza saber disso me estimula ainda mais para continuar com este projeto...!
É muito bom saber que podemos fazer isso juntas, né? Temos ainda muita coisa para ler pela frente, mas com calma * um dia de cada vez * nós chegamos lá! \
E com certeza Deus vai nos abençoar grandemente durante essa jornada...!

A propósito, meu nome é Cristiane - Cris :-) - e sou de Balneário Camboriú - Santa Catarina. De onde você é?

Um beijo, fique na Paz do Senhor e que Ele continue nos ajudando nesse propósito!
Cris

Anônimo disse...

Olá, Cris!! Bom demais te conhecer! (os títulos cor de rosa me intuiram a pensar que o bloggueiro é mulher! rsss).

Mas sim, veja meu perfil pra me adicionar na sua lista de e-mails e assim a gente pode se comunicar mais!!! Estou encantada com a iniciativa e disposição, portanto, se precisar de algo, é só falar!!! Eu vou tentar ajudar o máximo que puder! =) Abração e Deus nos abençoe!!!