terça-feira, 1 de maio de 2007

Abraão abençoa seu filho Isaque (Gn. 25)

Este capítulo 25 é outro marco no livro de Gênesis.

Dos versículos 1 à 6 vemos a descendência de Abraão que deram nome à diversas tribos árabes (inclusive os filhos de Midiã - os midianitas).
A minha primeira pergunta é: Se mesmo depois da morte de Sara, Abraão teve tantos outros filhos, por que Isaque foi considerado um milagre? A resposta está em sua mãe Sara, que não era capaz de conceber. Deus curou o seu ventre de forma miraculosa, dando-lhe um filho em sua velhice. Isaque foi a criança-milagre a qual Deus manteria sua promessa de abençoar o restante do mundo.

Em seguida, o marco deste capítulo. Aos 175 anos o nosso primeiro patriarca bíblico volta para o Senhor e reune-se com seu povo (expressão hebraica que significa que Abraão uniu-se a seus ancestrais). Por ocasião do sepultamento, os irmão Isaque de já 75 anos e Ismael 89 se reuniram no mesmo local em que já se encontrava Sara.

A partir deste momento, a narrativa bíblica se focará no desenrolar da promessa sobre Isaque, sobre o qual a benção do Senhor foi derramada. Logo de início vemos o nascimento de seus filhos gêmeos Esaú e Jacó.

Rebeca não podia ter filhos, e como já vimos anteriormente acontecer com as filhas de Ló e Sara, tal realidade era um motivo de vergonha para qualquer mulher daquela cultura. Vemos aqui que Isaque pede ao Senhor em favor de sua mulher para que este concedesse a ela um filho. Vinte anos após o seu casamento, Rebeca engravida de gêmeos! Imagine a alegria que sentiram! Vinte anos de espera! Ainda durante a gravidez, vemos no versículo 23 uma predição do que ocorreria futuramente.

Ao filho mais velho foi dado o nome de Esaú - nome que faz referência à Seir - local onde mais tarde os descendentes de Esaú irão morar. Tal palavra faz um trocadilho com uma palavra hebraica que quer dizer "peludo".
Ao filho mais novo foi dado o nome de Jacó que em hebraico soa parecido com a palavra hebraica que se traduz por "agarrar". Jacó significa agarrar o calcanhar, que figuramente quer dizer engana.

Anos depois com os filhos já crescidos, vemos que Esaú tornou-se um perito caçador enquanto Jacó era um homem sossegado, caseiro, um bon-vivan. Esaú torna-se o preferido de seu pai, enquando Jacó é o "queridinho da mamãe".

Na situação que se segue, vemos Esaú muito cansado e faminto trocando facilmente o seu direito de primogênito por um prato suculento de comida. De certa forma vemos em Jacó um anseio pela benção, porém burlando a lei da época através de táticas humanas como astúcia e manipulação para concretizar a sua ambição.

Esaú, por sua vez, se mostra fraco e menospreza a herança espiritual que lhe é devida e revela a sua falta de apetite espiritual.

Tais atos ainda vão dar o que falar...

E você se parece mais com Esaú - preocupado em satisfazer suas necessidades terrenas e desejos imediatos - ou como Jacó que 'de certa forma' concetrou suas energias no lucro espiritual e duradouro?

Leia este trecho aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

ele foi considerado um milagre porq,o milagre acontece na imposibilidade humana,Sara nao podia mais ter filhos

Anônimo disse...

Gosto de lembrar o que escreveste anteriormente. Mais ou menos assim... Deus deixa que os recursos humanos se esgotem para que seja somente dEle a glória dos Seus feitos! \o/

E é por isso que na fraqueza é que somos fortes, porque é o Senhor quem atua na minha fraqueza! \o/

Anônimo disse...

ow... esqueci de dizer: estou curiosa para saber a razão de Jacó querer comprar a primogenitura do irmão! [ô.Õ] Vamos ler! Vamos ler!!! \o/ (rsss)