quarta-feira, 2 de maio de 2007

Obedecendo ào Senhor Deus (Gn. 26)

A partir desse capítulo, a narração bíblica foca nos passos de Isaque. Vemos aqui uma situação muito parecida com o que havia acontecido com Abraão, 80 anos antes (Gn. 20).

Isaque recebe a mesma promessa do Senhor de que seria pai de uma grande nação em que seus descendentes seriam tão numerosos quanto as estrelas no céu.

Nos versículos 2 e 3 vemos uma situação bastante interessante. De certa forma, Deus coloca Isaque à prova ao lhe transmitir a mensagem para que não seguisse viagem ao Egito (como Abraão tinha feito em Gn. 12.10).

O lugar onde Isaque habitava passava por uma terrível fase de fome; por outro lado, no Egito havia fartura e abonança. Seria natural Isaque optar por viajar ao Egito, porém neste momento vemos que Deus decide ver até onde chegaria a confiança de Isaque nEle. E Isaque passa no teste (pelo menos nessa parte do capítulo).


Tal pai, tal filho: na próxima situação, Isaque nos mostra seu lado tipicamente humano e comete o mesmo erro de seu pai quando, por medo, afirma que Rebeca é sua irmã. (Tenho a impressão que já li isso em outro capítulo!) :-) Vemos no versículo 8 que ele levou tal mentira por bastante tempo, até ser flagrado por Abimeleque, que o repreendeu e ordenou ao povo que ninguém os tocasse.


Em obediência à ordem do Senhor de não seguir ao Egito, Isaque ali
semeou e colheu com fartura, a ponto de tornar-se bastante rico e poderoso. Estando ele em uma terra estranha - o povo sentiu muita inveja dele, o que causou a sua expulsão da cidade. A sua crescente riqueza e o número cada vez maior de servos fez com que o rei temesse a sua própria desestruturação e temesse também o poder do Deus de Isaque, que o fez prosperar de forma extraordinária.

Aqui vemos que obedecer a vontade do Senhor não nos impede de passar por provações, porém Deus sempre nos concede condições de vencer tais provas. As provações de Isaque estavam com ele onde quer que ele estivesse. Por isso, devemos vencê-las onde quer que estejamos!

Isaque teve que passar por mais problemas quando seus servos brigavam entre si pelo direito de posse das águas dos poços (a água era um preciosidade e muito escassa no clima árido do sul da Palestina). Ele porém perseverou até encontrar um local onde não houvesse mais contenda e por sua obediência e perseverança, o Senhor o abençoou novamente com promessas de auxílio e amor. Aqui aprendemos que quando perseveramos e obedecemos à Palavra do Senhor sem restrições, galgamos preciosas promessas! Aleluia!

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: