sexta-feira, 18 de maio de 2007

A GRAÇA Divina de Deus (Gn. 33)

Gostaria de começar este post agradecendo à Lucy, que atentou para o fato de que sem querer, "pulamos" o capítulo 33. Eu o havia escrito, mas ao invés de enviá-lo, salvei como rascunho! Desculpe a falha!
:-) Obrigada, irmãzinha!

*******************************************************

Vinte anos se passaram desde a partida de Jacó...

No capítulo anterior vemos todo o medo e desespero que Jacó se encontrava na expectativa de reencontrar-se com seu irmão. Jacó, com muito medo, faz tudo o possível para que o reencontro seja amistoso. Porém vemos aqui que Deus atende o seu pedido de ajuda feito em oração de uma forma surpreendente, na qual ele jamais poderia imaginar: seu irmão Esaú corre ao seu encontro e o recebe de braços abertos, como um irmão querido que voltava pra casa!

Mas aqui vem uma pergunta para a qual não possuímos uma resposta exata, porém ambas as possibilidades nos mostram o pleno poder de Deus: Quando foi que Deus mudou o coração de Esaú?

Desde a última passagem que lemos sobre Esaú, sabemos que ele estava possuído de raiva e desejo de vingança. Tudo o que ele fazia era arquitetar planos para matar seu irmão, uma vez que este havia lhe roubado o direito da primogenitura. Porém... vinte anos haviam se passado! Com o passar do tempo, o coração de Esaú pode ter se abrandado ou então Deus mudou seu coração miraculosamente em resposta às orações de Jacó!

De qualquer forma, o alívio foi tão grande que Jacó surpreendido, exclama que ver o rosto de Esaú foi como ver o rosto do próprio Deus! Deus mudou o coração de ambos: Esaú agora deseja a reconciliação mais do que a vingança e Jacó tornou-se uma pessoal humilde e generosa.

No final das contas (versículos 14-17), Jacó parece ter mudado de planos ao se estabelecer em Sucote. Talvez por saber que Esaú era inclinado à mudanças radicais de comportamento, ele não tenha arriscado viajar com ele. Esaú porém não acusou Jacó de haver mentido quando se encontraram mais tarde no enterro de seu pai.


Neste capítulo, vemos em Esaú um retrato da graça de Deus: Quem devia sentir raiva e rejeitar perdão, acolhe aquele que merece repreensão. Isso mostra nos mostra o amor incondicional e sem limites de Deus para nós, seus filhos. Que assim como Jacó, nós também tenhamos olhos para ver!

? Alguma vez Deus se revelou para você por intermédio do
amor inesperado de outra pessoa?

Você já parou para pensar no que é a GRAÇA de Deus na sua vida? O que ela significa pra você?


Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: