quinta-feira, 10 de maio de 2007

Jacó foge de Labão (Gn. 31)

Neste capítulo, vemos que Jacó obedece à ordem de Deus e voltar para a terra de seus pais. Os mesmos motivos que o levaram a deixar seus pais, levam-no a deixar seu sogro - hostilidade contra sua pessoa.

Durante esses 20 anos na Mesopotâmia sob o senhorio de Labão, a situação se inverte quando os próprios filhos de Labão percebem em Jacó uma ameaça para a sua herança. Tal razão pode ter dado motivo ào tratamento hostil de seu sogro e sua consequente decisão de mudar-se de lá.

Até mesmo Raquel e Lia estavam queixando-se de seu pai. Nos versículos 14 e 15 vemos o comentário de que seu pai havia vendido-as e em seguida gasto todo o
dinheiro. Na cultura antiga, matrimônios eram também consideradas transações comerciais. O noivo pagava um preço para casar-se com a filha e o pai deveria dar uma parte do pagamento como uma dádiva para ser entregue à noiva.

Enquanto Jacó e sua família fugiam "às escondidas", sua esposa escondia os ídolos roubados de seu pai.
No momento de ir embora, Raquel comete uma atitude impensada e comete um roubo de algo que não lhe pertencia. Não tem como não percebermos a semelhança entre sua atitude e a de Jacó, seu esposo - de total desonestidade. Tais ídolos eram imagens pequenas que poderia ser facilmente levadas, e segundo a cultura da época, a posse de tais ídolos estava diretamente ligado ao direito de herança. Talvez aqui Raquel estivesse assegurando-se de que herdaria as terras do pai. É provável também que ela acreditasse no poder de tais ídolos.

De qualquer forma, a caravana de Labão estava perseguindo Jacó e procuravam saber o motivo de tal atitude e o porque de terem levado seus ídolos - no qual Labão julgava protegê-lo.

E em quê/quem você busca proteção? Na força de seu próprio braço, no seu emprego, na sua família, no governo...? Ou quem sabe em coisas e objetos materias que fazem parte de sua vida? Agora eu te pergunto: Com que frequência você pede a proteção e ajuda de Deus? Com que frequência você pede a ajuda de Deus e DEIXA OS PROBLEMAS *REALMENTE* NAS SUAS MÃOS? Seja sincero ao responder tais perguntas e medite sobre elas. Você poderá encontrar muitas respostas.

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: