segunda-feira, 21 de maio de 2007

Passando pelo deserto (Gn. 35)

Neste capítulo vemos um círculo se completando: a volta de Jacó para Betel.

Durante todo este período, Jacó cometeu vários erros, seguiu o que passava pela sua cabeça, tomou decisões pela força do próprio braço e sofreu as consequências de seus atos impensados. Neste momento, ele voltava para casa, um local familiar e seguro.

Enquanto se prepara pra voltar, impossível não lembrar dos votos feitos anos antes, no qual ele promete sua lealdade ao SENHOR Deus. Porém olhando à sua volta, ele vê sua própria família
carregando ídolos que de certa forma compartilham a mesma posição que Deus - lembra-se dos deuses que Raquel furtou de seu pai?

Todos são convocados à consagrarem-se e purificarem-se, livrando-se de todos os objetos de devoção ou reverência. No versículo 4, lemos "...todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas..." Que mal poderiam haver nos brincos? Naquela época, mais do que jóias ou enfeites, os brincos eram vistos como amuletos de proteção para afastar o mal e trazer sorte. Também eram usados também no culto à deuses estrangeiros - tais argolas foram usadas para criar o famoso Bezerro de Ouro (Ex. 32-2-3).

Em seguida, mais uma vez o Senhor aparece à Jacó e renova a Sua aliança com ele.
Mais uma vez, o Senhor afirma que cumprirá o que prometeu.
Embora Jacó nem sempre tenha sido fiel, o Senhor permaneceu sempre FIEL.

Neste mesmo capítulo ainda lemos adiante o relato do nascimento de Benjamim e o falecimento de Raquel e de Isaque.


Onde você se encontra na sua caminhada com Deus? Você também já experimentou este "círculo" na sua vida? Geralmente quando o círculo de determinada situação se conclui, podemos enxergar muito mais claramente os motivos pelos quais tivemos que passar por um deserto. É exatamente nas situações mais difíceis, nas batalhas mais longas e nos desertos mais secos que o Senhor nos mostra lições grandiosas que servirão para toda a vida! Você tem experimentado a graça de Deus? Tem visto o cumprimento das promessas do Senhor?

Leia este trecho aqui

2 comentários:

Unknown disse...

espera no senhor que tudo ele fara na minha e na sua vida.salmos 40-01

Anônimo disse...

irma voce nen imagina como esta sendo util para mim,eu nen sei como lhe agradecer por esta preciosas menssagens,irma eu nao tenho computador,e so no serviço,mais nao vejo a hora,de ir trabalhar para ler apreciosa palavra de Deus que esta sendo enviada paramim que Deus vos abençoe e te unja cada dia mais fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.a abraços com muito carinho querida