terça-feira, 22 de maio de 2007

A geneologia de Esaú (Gn. 36)

No capítulo 36 vemos cinco listas de descendentes de Esaú.

Logo no primeiro versículo, a Bíblia nos diz que Esaú é chamado de Edom - que significa "vermelho". Seu nome ficou para sempre associado ao prato de comida que ele trocou pela benção da primogenitura.

Vemos em seguida no versículo 7 que, assim como Abraão e Ló, Esaú e seu irmão não puderam conviver no mesmo lugar pelo mesmo motivo: a terra era pequena demais para ambos.

Para o povo de Israel essas listas de descendentes eram importantes, pois a promessa de Deus à Abraão se cumpriu por meio dos descendentes de Jacó, e não de Esaú.

Segundo a Bíblia Vida, apesar dos nomes se repetirem, cada lista tem significado geográfico e histórico próprio. A primeira lista apresenta a família de Esaú e mostra como superou em número o clã de Jacó. A segunda apresenta de novo os filhos e as mulheres, agora como ocupantes da terra de Seir. A última define os filhos como chefes, estabelecendo o clã de Esaú como nação, Edom.

Lendo essas geneologias, não consigo deixar de pensar no quão passageiro é nossa vida nesta terra. Os anos vão se passando, pessoas vão nascendo e outras morrendo... O que para nós (as vezes) pode parecer bastante tempo, para Deus é como um piscar de olhos. De que forma você tem vivido esse curto período aqui na terra? Você tem vivido o "aqui-e-agora" ou tem investido na vida eterna? Aliás, alguma vez você já pensou sobre a vida eterna? Se não, talvez seja o momento de fazer isso agora! Não deixe para pensar sobre isso somente quando estiver mais velho, com os sonhos já realizados, com a "vida ganha"! Ninguém conhece o amanhã... senão o Senhor!

Aqui neste capítulo encerra-se mais um ciclo da história. A partir do próximo capítulo iniciaremos a leitura sobre a história de José - particularmente minha história preferida em toda a Bíblia.

Nenhum comentário: