quarta-feira, 23 de maio de 2007

Sonhando os sonhos de Deus (Gn. 37)

Como lemos no versículo 2, aqui começa a "história da família de Jacó", logo após lermos o relato acerca de Esaú. Tal história concentra-se muito mais em José e será contada até o final do livro de Gênesis.

Gênesis dá mais atenção à José do que qualquer um dos outros patriarcas. José certamente foi um dos personagens mais incríveis da Bíblia, um homem de fé e de caráter. Durante toda a sua tragetória veremos a mão do Senhor protegendo-o (contudo não o impedindo de passar por duras provações) e no final, uma surpresa para os que ainda não conhecem a história.

Você talvez tenha ouvido falar que José era um sonhador, o que de fato era! Desde cedo, ele tinha visões em forma de sonhos da parte do Senhor. Devido aos significados de tais sonhos, ele era odiado por seus irmãos, e ninguém melhor do que irmãos e irmãs para arrumar uma boa briga!

Literalmente assumido "filhinho de papai", José era o filho favorito, e a túnica "de mangas compridas e cores vivas" que ele ganhou de presente demonstrava isso claramente. Enquanto as roupas normais usadas no trabalho eram mais leves, a túnica de José o colocava em posição de destaque e honra perante os seus irmãos, visto que o uso dela talvez livrasse-o de tarefas que pudessem danificar sua roupa.

Recebendo presentes e usufruindo da preferência do pai, é curioso o fato de José parecer não cogitar a hipótese dos irmãos sentirem ciúmes, e pela forma como ele conta seus sonhos (versículo 8) ele atraiu sobre si tanta hostilidade que seus irmãos resolveram se vingar.

A princípio, planejam matar o próprio irmão, porém acabam por optar vendê-lo aos mercadores do Egito. Rúbem, que parece ser o mais sensato dos irmãos, acaba por aceitar a farsa dos irmãos, até porque ele já havia decaído nas boas graças do seu pai no episódio anterior (capítulo 36). Sendo o irmão mais velho, seria responsabilizado pelo ato, mesmo que não tenha participado.

Jacó recebe a notícia da pior forma. Entra em luto, sofre inconsolavelmente a perda de seu filho querido.

José certamente vive momentos de terror. Em um lugar distante, uma terra estranha, pessoas desconhecidas...

Deus porém tinha maiores planos! Os estranhos sonhos de José que causaram-lhe tanto problema com seus irmãos acabariam sendo a sua salvação e de toda a sua família na distante terra do Egito.

Essa é a lição que tiramos da história de hoje: DEUS É CAPAZ DE REVERTER EM BEM O QUE INICIALMENTE PARECE SER UM DESASTRE!
Isso se aplica a você hoje?

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: