quarta-feira, 30 de maio de 2007

Você acha que Deus esqueceu de você? (Gn. 40)

Mais uma vez vemos o Senhor revelando-Se em sonho para José.

Entram em cena o chefe dos copeiros e dos padeiros. Embora o sonho de ambos não tinham relação diretamente com José, Deus usa a situação para José manifestar o seu dom de interpretar os sonhos.

Nas palavras do próprio José (versículo 8), ele diz que "é Deus quem dá à gente capacidade de explicar os sonhos". Futuramente veremos Deus usando seu servo Daniel desta mesma forma, dando-lhe este mesmo dom. Daniel também atribuirá ao Senhor o poder de desvendar os sonhos! (Confira em Daniel 2.27-28)

Naquele momento, José percebeu uma boa oportunidade de comunicar ao rei a sua inocência, porém quando a interpretação do sonho do copeiro tornou-se realidade, ele esquece-se totalmente de José ali na prisão.

Apesar do Senhor permitir que as pessoas se esqueçam de quem as ajudou, Ele JAMAIS se esquece de seus filhos que Lhe pertencem! O sonho e o plano que Deus tinha para a vida de José permanece vivo, embora naquele momento a situação se mostrasse adversa. Talvez aquele fosse ainda um momento de crescimento espiritual para José e seu coração ainda não estivesse preparado para o que Deus tinha lhe reservado.
Quem sabe hoje você está passando por uma situação parecida, em que você se encontra preso entre as frias e escuras paredes de um calabouço. Saiba que Deus está contigo, independente de onde quer que você se encontre! Que tal encarar esse momento sob o ponto de vista do Senhor?


Reflexão
Havia um grupo de mulheres num estudo bíblico sobre o livro de Malaquias. Quando elas estavam estudando o capítulo três, elas se depararam com o versículo 3 que diz: "Ele assentar-se-á como fundidor e purificador da prata...". Este verso intrigou as mulheres, que se perguntaram incessantemente o que esta afirmação significava quanto ao caráter e natureza de Deus.

Uma das mulheres se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata. Na próxima reunião, ela contaria ao grupo. Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário com ele para assistí-lo em seu trabalho.

Enquanto ela o observava, ele mantinha um pedaço de prata no fogo e deixava-o aquecer. Ele explicou que no refinamento, devia-se manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes, de forma a queimar todas as impurezas. Então, a mulher pensou em Deus mantendo-nos em um lugar muito quente... e, em sua mente, relembrou o verso... "Ele se assenta como um fundidor e purificador da prata".

E, perguntou ao ourives se era verdade que ele tinha que sentar-se em frente ao fogo o tempo todo que a prata estivesse sendo refinada. O homem disse que sim, e que ele não apenas tinha que sentar-se lá segurando a prata, mas também deveria manter seus olhos voltados para ela o tempo que fosse necessário, pois, se a prata fosse deixada, apenas por um momento em demasia nas chamas, ela seria destruída.

A mulher silenciou por um instante. Depois, ela perguntou: "Como você sabe quando a prata está completamente refinada?". E o homem respondeu: "Oh, é fácil! - o processo está pronto quando vejo minha imagem refletida nela".

(Autor Desconhecido)

Alguma semelhança entre você e Deus?

Leia este trecho aqui

Texto relacionado: Os sonhos são mensagens de Deus?

Nenhum comentário: