quinta-feira, 31 de maio de 2007

A grande virada (Gn. 41)

Já vimos anteriormente que Deus interagia com os patriarcas dos modos mais diversos.

Com Abraão ele falava de forma audível ou então enviava anjos para transmitirem-no as Suas mensagens. Com Isaque, ele aparecia pessoalmente e constantemente renovava as Suas promessas. Com Jacó, o Senhor falou por um sonho de uma escada que chegava até os céus e agiu de forma misteriosa como lutando com ele durante toda uma noite.

José porém foi conduzido de uma forma diferente. O Senhor lhe falava por meio de sonhos, nos quais muitas vezes eram bastante desconcertantes. A José foi dado o dom de revelar os significados dos sonhos. Por este dom dado por Deus, ele foi reconhecido como uma autoridade
importante e de renome.
Descobertas arqueológicas nos testificam que os egípcios tinham verdadeiro fascínio pelos sonhos e seus significados. Vários livros antigos sobre o tema foram encontrados.

Naquela época, era normal um rei possuir "magos pessoais" que eram os responsáveis por interpretar os seus sonhos e lhe dar conselhos de ordem pessoal e principalmente à assuntos ligados ao sobrenatural, de cunho espiritual. Mais adiante veremos a mesma situação com o Faraó na época de Moisés.

Porém pelo poder do Senhor, tais "conselheiros" não foram capazes de decifrar o sonho do Faraó, e é então que o chefe dos copeiros lembra-se de José no cárcere. Deus usou o sonho de um incrédulo Faraó para fazer cumprir a Sua vontade na vida do seu servo José!

José é chamado na presença do rei, e sua vida é completamente transformada! Da prisão, ele é colocado em uma posição de honra como o segundo homem de maior poder sob todo Egito! De um escravo à chefe administrativo do reino de Faraó!

Quantas vezes você já desabafou sua insatisfação com a frase: "A vida não é justa!"

Existem muitas pessoas hoje que estão com sua vida destroçada e que, como último recurso, recorrem à Bíblia na esperança de encontrar as respostas para todos os seus problemas. "Afinal - pensam - a partir do momento que que eu passo a viver com Deus, El
e tratará de ajeitar minha vida e eliminar as adversidades desse mundo perverso!" Contudo, quando essas pessoas abrem a Bíblia, elas não se deparam com um mar de rosas... É isso que está nos mostrando claramente na história de José. Ele foi um exemplo de fidelidade com o seu Deus, mesmo durante os momentos de dificuldades e provações.

Por mais que este mundo esteja corrompido pelo pecado, a vida continuará sendo injusta, independente de você ter ou não ter Deus como Senhor da sua vida! Porém o modo como eu e você encaramos a vida deve ir além das preocupações com o que é ou não é justo! Nossa vida deve estar fundamentada em Deus, no Seu amor, Sua bondade e Sua GRAÇA!
Hoje você pode estar passando por adversidades, as noites podem estar mais longas e angustiantes... Saiba que o Senhor está operando nos bastidores! Quanto tempo vai levar? Não sei. Para José foram 15 anos, para Moisés, 40! Para Simeão, servo do Senhor, levou toda a sua vida para ver o cumprimento da promessa de ver o Messias com seus próprios olhos! (Conforme Lucas 2.25-38)


"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4.7-8)

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: