quarta-feira, 18 de abril de 2007

Você é capaz de contar as estrelas? (Gn. 15)

Para os judeus, ele foi considerado o pai da nação.
Para os cristãos, ele é o pai da fé - um exemplo tão grande de intimidade com o Senhor que até mesmo o próprio Deus foi chamado e conhecido por muitos anos como "o Deus de Abraão".

Neste capítulo, Deus renova a aliança com Abrão e promete muitos descendentes. Logo no primeiro versículo, Deus dá uma palavra de ânimo e consolação para ele, que provavelmente estava bastante deprimido: A Bíblia NTLH nos dá a versão: "Abrão, não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa!" (Gn. 15.1) Isso se aplica à você também? Deus está sempre ao seu lado te protegendo, não se esqueça!

Deus então promete à um Abrão desesperançoso o filho tão sonhado. E por mais inacreditável que pareça esta promessa, ele crê sem reservas e dessa forma se torna "pai espiritual" de todos aqueles que crêem nas promessas de Deus. Deus seria pai de uma grande nação!

Enfim, Deus manda um fogareiro fumegante e uma tocha consumindo o sacrifício. Na Bíblia, o fogo é um símbolo constante da presença de Deus e neste momento é como se fosse a assinatura de Deus no pacto, na promessa feita à Abrão.


Uma grande nação. Vários séculos irão passar até que essa promessa seja enfim cumprida, mas nos dias de Davi e Salomão, os hebreus enfim ganham identidade nacional.

Você também é escolhido e amado por Deus. Ele também tem várias promessas para sua vida - e a maior delas é a vida eterna, a salvação ao Seu lado! Você tem sido grato o bastante à Ele por isso?

Leia este trecho aqui

Leia também: O que há de extraordinário na fé de Abrão?

Nenhum comentário: