sexta-feira, 4 de maio de 2007

Deus de promessas! (Gn. 28)

O início deste capítulo é a conclusão do texto que ontem já comentamos.

Na situação seguinte, vemos Esaú casando-se com uma mulher de seu próprio povo para agradar seus pais e assim, tentar "melhorar a sua imagem" imitando a intenção de seu irmão na viagem à Mesopotâmia.

Em seguida, a narração passa para Jacó. Em consequência dos estratagemas que usou para enganar seu pai e irmão, Jacó tem que fugir para evitar ser morto por Esaú. Já no começo vemos que ele enfrenta várias dificuldades e inclusive, a Bíblia não menciona mais o fato de ele haver reavisto sua mãe Rebeca. Quiseram agir contra a ordem do Senhor e colheram as consequências de um plano fracassado.

Depois de tantas atitudes traçoeiras, parecia que Jacó jamais faria nada de grande e notável para Deus. Até mesmo sua fé no Senhor parecia fraca. Porém Deus o escolheu como herdeiro da promessa e da aliança divina. Apesar de seu egoísmo e de tudo que havia feito, Deus lhe dá uma visão em um sonho e lhe diz: "Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for (...) Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi." (Gn. 28.15).

Antes dessa visão, Jacó encarava o Senhor como o Deus de seu pai (Gênesis 27.20). Neste momento, ele considera que o "o Senhor será o meu Deus" (versículo 21). Jacó se sente tão impressionado com as palavras que o Senhor lhe diz na visão que faz de uma pedra um memorial, lembrando que ali o Senhor o visitou.

  • Você alguma vez já criou uma espécie de memorial para que o fizesse lembrar das promessas do Senhor? Um trabalho voluntário, uma árvore plantada, um tempo dedicado à alguém ou à algo, um hábito de manter um diário, um estudo bíblico de madrugada... Tudo isso são exemplos de um lembrete da presença de Deus e de seu cuidado pessoal por nós!
  • Assim como Jacó, você também possui uma promessa clara e específica para você? Há quanto tempo você está esperando o cumprimento dessa promessa?
As vezes as promessas de Deus parecem estar à kilômetros luz de distância da realidade que vivemos - PRINCIPALMENTE se não estamos cumprindo muito bem a nossa parte do "acordo".
Há dias quem que nos sentimos incrédulos e uma resistência faz com que talvez pensemos: "Ah... duvido que um dia Deus realize isso... - Ele jamais irá fazer isso por mim; não POR MIM!!".

NÃO DESISTA!! Ao invés disso, ouça de todo o coração, com todas as forças da sua fé Deus te dizer no ouvido: "EU CUMPRIREI TUDO O QUE EU PROMETI!"

Leia este trecho aqui

Leia também: Os sonhos são mensagens de Deus?

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho tanta fé nessas palavras... JEsus está sempre comigo, eu espero nele as graças que cairão sobre mim. Ele eh msm o Deus de promessas, meu Deus que eu amo...O meu cd preferido eh justamente o Deus de promessas do toque no altar.
TOdas as pessoas deveriam procurar conforto nas palavras e nas promessas de Deus, ele não falha.

Anônimo disse...

Só posso dizer: Aleluia, amém! Tenho visto a promessa de Deus se cumprir na minha família e isso é tão emocionante porque eu costumava pensar "ah... não por mim", exatamente como diz neste post. E aí eu repito: Deus age no tempo dEle, de forma que a glória seja dEle e de mais ninguém.

Meu amor disse-me que Deus agiu na hora certa: não foi quando eu achava que estava em meu melhor momento como servidora de Cristo, mas sim, quando eu achei que era o meu momento mais desanimado, para que eu pudesse ver a mão de Deus claramente se movendo sobre a minha vida e cumprindo com as promessas feitas. E como Tomé, depois de ver o milagre da promessa se cumprir na minha vida, não duvido nunca mais!

Às vezes, tive vergonha em me desanimar por não ver as mudanças que eu esperava ver. Porque eu esperava que fossem imediatas, na hora em que eu clamava. Bem, nada é feito da forma como eu quero, e sim, da forma como Deus planeja. Já deixei tudo nas mãos dEle, e depois de fazer isso...

"Posso crer que em minha vida
O milagre vai acontecer
Posso ver as promessas
Sendo liberadas sobre mim
Sendo liberadas sobre mim
Hoje o meu milagre vai chegar
Eu vou crer, não vou duvidar
O preço que foi pago ali na cruz
Me dá vitória nesta hora
Tua morte, tua cruz, teu sangue
Derramado no calvário
Está selado, foi consumado
Vivo, hoje livre do pecado
Vivo as promessas dos milagres
Me dá vitória
Nesta hora"
(Música Milagres, André Valadão)