quinta-feira, 3 de maio de 2007

A perfeição de Deus ante as imperfeições humanas (Gn. 27)

Alguma vez você já foi acusado de manipular uma situação para seu proveito? É exatamente isso que lemos nessa história.

Neste capítulo vemos Jacó fazendo juz ao significado do seu nome: "ele agarra o calcanhar"; expressão que também significa: "ele age traçoeiramente". Se Abraão se tornou conhecido pela sua fé em Deus, seu neto ficou famoso pela traição.

Para entendermos melhor, nos tempos antigos, bençãos no leito da morte tinham força de lei e neste caso era considerado uma profecia sobre o futuro do recebedor de tal benção. Para Isaque, isso simbolizava muito mais, pois era uma transferência da aliança que lhe foi passada por seu pai Abraão.

Aqui vemos Rebeca entrando em ação como uma mãe totalmente manipuladora e que possuia um amor parcial pelos seus filhos. Por amar mais à Jacó, ela conspira com ele para tomar a benção a qual Esaú tinha direito por ser o filho mais velho.

Pode até ser que tal atitude tivesse acontecido quando ela simplesmente ouviu a conversa entre Isaque e Esaú "por acaso", mas a partir disso, ela resolveu esquematizar uma forma de Jacó passar a perna em seu irmão e tomar-lhe tal herança espiritual. Enfim, tudo acontece conforme o planejado e o filho mais novo dribla as leis e os costumes e recebe a benção no lugar de seu irmão.

Quando Esaú chega da caçada e descobre toda a verdade, ele se desespera. No instante que lemos esta parte da história, tendemos à simpatizar mais com o pobre e enganado Esaú, que foi impiedosamente passado pra trás pelo seu irmão. Entretando, quando lemos o texto de Hebreus 12.16-17 no Novo Testamento, vemos a situação por outro lado (versão na Linguagem de Hoje): "E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho. Como vocês sabem, depois ele quis receber a benção do seu pai, mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas." Lemos aqui que a Bíblia é bastante clara ao dizer que Esaú havia desprezado a benção que lhe pertencia.

Sabendo Rebeca da intenção que Esaú tinha em matar o seu irmão, ela arranja uma desculpa para fazer com que Isaque mande Jacó para morar com seu tio em outra cidade.

Jacó comete atrocidades e péssimas atitudes ao mentir, enganar e roubar. A Bíblia não aprova os seus ardis (tanto que mais tarde, ele irá colher as consequências dessa sua atitude), entretanto nessa história aprendemos uma grande lição: Deus é capaz de lidar com qualquer tipo de pessoa, independentemente de quão imperfeita esta seja. A história de Jacó dá esperança à todas as pessoas imperfeitas desse mundo. Qual a sua imperfeição? Onde exatamente Deus quer te transformar para fazer de você um vaso para honra?

Leia este trecho aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus quer abençoar todo o seu povo ,pois fiel é Ele mesmo que não recua em cada promessa.
O maior desafio é conseguir agradá-lo através do arrependimento,limpar nossa mente e nossos corações de toda a maldade, tentando viver todos os dias como se cada um deles fosse o último: O dia em que Jesus voltará.
A paz esteja aqui!