terça-feira, 8 de maio de 2007

Mais uma prova de amor de Deus! (Gn. 30)

Em capítulos anteriores a este, vemos Sara e Rebeca lutando contra a esterelidade assim como Raquel lutou.

Tenho que confessar que com a cultura que vivemos hoje em dia, é MUITO estranho ler este capítulo da Bíblia. Sei que tudo trata-se de uma questão cultural e costume da época, mas não podemos negar que bate aquele sentimento de "mas como que é que pode?"

Naquela época, quando as esposas não podiam ter filhos, suas servas podiam tornar-se concubinas de seus esposos. Concubinas nada mais eram que pessoas tratadas como propriedade (mas adiante vamos ver por que Deus permitia uma coisa dessas!). Elas eram consideradas mais do que simples "servas", porém não eram livres e não tinham de forma alguma qualquer direito de esposa. Adotar concubinas aparentemente foi uma das muitas práticas moralmente duvidosas que Deus tolerou nos dias do Antigo Testamento.

Tal história se repetindo com Raquel nos mostra claramente a soberania de Deus em relação à concepção. Nem as concubinas e nem mesmo superstições (as mandrágoras) para induzir a gravidez e tornar-se estéril serviram para alguma coisa. O Senhor é o único que pode conferir à fertilidade e ensina-nos que devemos direcionar toda nossa esperança e oração somente para Ele!

Uma situação constrangedora que vemos aqui é a rejeição sofrida por Lia* (*algumas versões traduzem o seu nome como Léia) pelo seu marido. Inegavelmente, sabemos desde o início que Jacó amava a Raquel e que Lia "caiu de paraquedas" na história. Porém o Senhor novamente demonstra todo o seu amor e compaixão ao fazer com que justamente a "rejeitada" seja abençoada com muitos filhos. Mais do que isso: O próprio Messias, nosso Senhor Jesus veio ao mundo com descendente da tribo de Judá - filho de Lia.

Lia - a desprezada pelos homens, (assim como o Senhor Jesus viria a sofrer no futuro) porém amada por Deus!
Alguma vez você achou que ninguém te amava? Saiba que DEUS AMA VOCÊ DE FORMA PROFUNDA, MUITO MAIS DO QUE POSSAMOS SEQUER IMAGINAR!!!
ELE TE AMOU A PONTO DE DAR SEU PRÓPRIO FILHO EM SACRIFÍCIO EM FAVOR DE NÓS, MEROS PECADORES, que o desprezamos das mais diversas formas no nosso dia-a-dia!!
Você que é pai/mãe - faria o mesmo? Daria seu filho em favor de qualquer outra pessoa? Medite nessa pergunta e entenda um pouquinho mais o grandioso e infinito amor do Senhor por você!

Leia este trecho aqui

* Como a história de Lia possui uma verdade muito profunda e que tenho certeza que se aplicará à muitas pessoas, hoje meditaremos apenas sobre essa parte do capítulo. Amanhã incluiremos comentários sobre o finalzinho do capítulo 30.

Nenhum comentário: