segunda-feira, 7 de maio de 2007

Os casamentos de Jacó (Gn. 29)

Como diria o ditado popular: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido". Sete anos depois de ter enganado seu pai e irmão para tomar para si a benção que não lhe pertencia, Jacó sente na pele o significado desse ditado, como veremos neste capítulo.

Logo nos primeiros versículos, vemos Jacó chegando na cidade de Harã - na qual moraria ali em torno de 20 anos. Logo que ele chega, encontra-se com Raquel - um encontro "cinematográfico" com direito à beijo, emoção e choro...!

Um mês após morar na casa de Labão, ele propõe à Jacó que trabalhe em troca de um salário. Estando ele apaixonado por Raquel, decide então trabalhar 7 anos em troca de casar-se com ela. Naquele tempo era costume o noivo pagar uma espécie de dote para o pai da moça que ele queria se casar. Como ele não tinha dinheiro, oferece-se para trabalhar por todo este tempo sem ser pago. "Mas, porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias." Bela declaração de amor, não?

Neste momento vemos Labão sendo instrumento da disciplina de Deus. Na noite do casamento, Jacó deita-se com Lia ao invés de sua amada Raquel. E a pergunta que não quer calar: Como pode ser possível que Jacó não percebesse que estava unindo-se à Lia ao invés de Raquel? Alguns dizem que Jacó não poderia enxergar muito bem dentro de uma tenda extremamente escura. Outros entendem que ele provavelmente estava em um estado de embriaguez devido a sua festa de casamento. Como Lia tinha interesse em tal casamento, é possível também que ela houvesse mantido rosto coberto pelo véu durante toda a noite.

O fato é que Jacó foi enganado da mesma forma que enganou. Deus não o abandonou, porém o instruiu,
permitindo assim que Jacó colhesse as consequências dolorosas de sua própria semeadura. Vemos porém no versículo 28 que Jacó concorda sem relutar, demonstrando render-se à disciplina do Senhor e dessa forma ele aprende à voltar-se para o Senhor e não para si mesmo.

Em que circunstâncias da sua vida hoje você apresenta dificuldades? Será que em algumas delas foram provocadas por você mesmo? Você tem resolvido sozinho ou pedido à ajuda de Deus? Lembre-se que não basta pedir ajuda do Senhor, e sim OBEDECER os seus ensinamentos!

Leia este trecho aqui

Nenhum comentário: