segunda-feira, 4 de junho de 2007

O grande reencontro (Gn. 42)

Neste capítulo vemos o primeiro encontro de José com seus irmãos após haver passado-se no mínimo vinte anos que o jogaram em um poço e o venderam como escravo. Quem diria! Literalmente um encontro somente de José com seus irmãos, porque estes não o reconhecem, visto que eles já tinha 40 anos e agora possuia uma nova identidade egípcia. Logo no início lemos a partida de seus irmãos em direção ao Egito como forma de escapar da grande fome que assolava a humanidade. Jacó demonstra novamente seu favoritismo - dessa vez por Benjamim - por crer que este era o seu único filho ainda vivo gerado por sua amada esposa Raquel.

Ao ver seus irmãos diante dele, José deve ter sofrido uma infinidade de emoções contraditórias! Os sonhos que tivera anos antes, o mal que lhe fizeram, o plano do Senhor se cumprindo, desejo de vingança... afinal, a situação se transformou e o destino de seus irmãos está em suas mãos!

No versículo 6, vemos a revelação do sonho de José se cumprindo. Ao dirigir-se à José como "teus servos" (versículo 10), os irmãos confirmam com suas próprias palavras o cumprimento do sonho profético.

José reconhece seus irmãos, porém faz de conta que não os conhecia e os trata com voz dura e ríspida. Com o desenrolar da história, podemos perceber que a real intenção de José era ajudar seus irmãos a pensar sobre a forma como agiram no passado e certificar-se de que agora havia um amor fraternal que não existia antes.

Após esses 20 anos passados, podemos notar aqui pessoas diferentes, totalmente vulneráveis e com um grande sentimento de culpa. É a colheita de sua semeadura.

Durante muito tempo ele deve ter se questionado o por quê de tantas adversidades terem acontecido em sua vida. Agora, enquanto seus irmão questionam o seu próprio futuro, José percebe que o Senhor o colocou naquela posição para que pudesse salvar sua família. No versículo 24, José retira-se e chora. Coloca em ordem seus pensamentos e ordena que seus 9 irmãos voltem para casa e tragam Benjamim, seu irmão mais novo. Benjamim foi um instrumento para induzir o arrependimento no coração de seus irmãos.

? Em que ocasião você colheu as consequências dos seus atos? O medo já o aproximou de Deus alguma vez? O que foi tirado de bom desse seu medo?

O que você está plantando HOJE? Lembre-se que a semeadura de hoje é a colheita de amanhã!!


Leia este trecho aqui

Um comentário:

Unknown disse...

queria uma explicação melhor para genesis "quando fala que Deus se arrependeu" porém Deus é imutavél ou seja Deus não muda,pode ter outr explicação para isso menos que Deus se arrependeu literalmente pq Deus não se arrepende no meu modo de pensar,sem querer saber mais, pq na verdade não sei quero aprender queria uma explicação melhor para isso.paz do senhor.